Neste artigo, abordaremos o modelo de ensino híbrido que já vem sendo utilizado há alguns anos em faculdades EAD e também em treinamentos corporativos.

CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO TAMBEM GRATUITO. www.aplitechfoundation.org

A modalidade pretende conciliar o aprendizado online e offline, isto é, intercala aulas presenciais com aulas à distância.

É um sistema misto que facilita o acompanhamento do desenvolvimento individual do aprendiz e suas respectivas notas, além de que combina diferentes técnicas de aulas presenciais e virtuais, propondo a criação de ambientes inovadores e personalizados de aprendizagem.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

Como será a aplicação do ensino híbrido nas escolas?

O método é inovador, sendo dividido em 4 processos que destacamos a seguir:

Rotação por estações

O professor fará o planejamento de várias estações com objetivos e conteúdos distintos e os alunos passarão pelas estações onde em cada uma, é possível aprender algo diferente.

Rotação individual

Parece com a rotação por estações, mas é individualizado através de um itinerário que atenderá as necessidades de cada estudante, não sendo necessário passar por todas as estações.

Laboratório rotacional

A sala de aula é dividida em dois grupos, onde um grupo tem aula prática no pátio e o outro grupo vai ao laboratório para ter conteúdo teórico. Posteriormente, ocorre a troca entre os dois grupos.

Sala de aula invertida

O professor escolhe um tema para os alunos pesquisarem em casa e entregarem na próxima aula os conteúdos, que podem ser links, vídeos e livros.

Qual a vantagem da educação híbrida?

O propósito principal é unificar o melhor da escola tradicional ao poder transformador do aprendizado virtual, garantindo ao estudante uma melhor experiência de conhecimento.

Entre outras vantagens, podemos mencionar também:

Maior envolvimento dos alunos

Os alunos tendem a ficar mais envolvidos com a variedade de materiais selecionados para um determinado conteúdo ou unidade.

As videoaulas são um dos recursos mais utilizados no ensino remoto, pois possibilita que o aluno tenha controle do seu ritmo de aprendizagem e também contato com outros métodos tecnológicos como laboratórios virtuais, animações, simulações, games, podcast e outras possibilidades.

Melhor aproveitamento das aulas

Pessoas diferentes demandam tempo e estilos de aprendizagem diferentes. A aula online permite que os estudantes acessem os conteúdos de casa no seu próprio ritmo e no horário apropriado.

Sem a pressão de ter que acompanhar o resto da turma, o aluno pode ler e reler o conteúdo passado pelo professor quantas vezes for necessário até compreender o assunto, dedicando mais atenção às aulas e tarefas. A metodologia híbrida também facilita a compreensão e esclarecimento de eventuais dúvidas e dificuldades.

Monitoramento das necessidades do aluno

A modalidade permite que o professor avalie constantemente o desempenho dos estudantes devido ao maior acesso às informações sobre cada aluno.

O acompanhamento constante permite modificar ou ajustar o conteúdo didático conforme seja necessário, além de ser um eficiente indicador de qual atividade o professor poderá levar para a sala de aula.

Desenvolvimento social

O ensino híbrido proporciona o contato social quando realizado em sala de aula e promove o envolvimento do aluno nas mais variadas atividades.

Os encontros presenciais são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais tanto para a vida pessoal como para o futuro profissional do estudante.

As atividades em grupo agregam o senso de colaboração, trabalho em equipe, pensamento crítico e a criatividade.

Sob a perspectiva do ensino híbrido, Silva e Camargo (2015) afirmam:

“É empoderar o aluno das habilidades que o tornará protagonista de seu processo de aprendizagem.”

CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO TAMBEM GRATUITO. www.aplitechfoundation.org

O que está em pauta nesse conteúdo é uma mudança de paradigma na educação que nos força a compreender quais ferramentas tecnológicas nos auxiliam no sistema de ensino contemporâneo.
Gostou do artigo? Leia também Tecnologia na educação: os desafios do ensino a distância.

Colunista da Aplitech Foundation

Talita Cristina — Formada em marketing e estudante e Letras, apaixonada pela escrita e em busca de constante evolução na produção textual.

Originally published at https://www.aplitechfoundation.org on February 9, 2021.

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org