Me fala aí: quantas vezes você já ouviu um anúncio do tipo na Internet? Para mim, chega a ser desesperador. Uma estratégia de marketing que faz com que várias pessoas cliquem e caiam na lenda de que com apenas 5 passos é possível alcançar a tão famosa fluência no Inglês. É claro que existem sim diversas dicas que ajudam a aprender Inglês com uma maior facilidade, mas, lamento: não existe fórmula mágica, até porque as pessoas são tão diferentes umas das outras, e, se para você, navegar por canais de nativos da língua no Youtube funciona muito bem, para outra, somente estudar por meio de um curso seria eficiente.

Esse passo a passo “milagroso” que muitos cursos ou professores de Inglês tentam vender, na maior parte, não corresponde à realidade. Por isso, é muito melhor focar em dicas que colaborem com o processo de aprendizagem, para que esse seja mais fácil, mas é imprescindível compreender que se aprende Inglês, além de estudando, ao praticar e se inserir no contexto do idioma.

Inserir-se no contexto do idioma não é fazer uma viagem internacional ou um intercâmbio cultural. Isso seria ideal se todas as pessoas tivessem condições financeiras e oportunidades para tal. Mas, infelizmente, vivemos num contexto político no qual a educação e oportunidades como essas são deixadas em segundo (ou terceiro, quarto…) plano. E não é, de fato, substancial realizar um intercâmbio para se inserir na linguagem! A tecnologia nos proporciona diversas alternativas para isso. Nesse sentido, seguem algumas dicas para que sua aprendizagem no inglês seja muito proveitosa e divertida:

  • Ouvir músicas em Inglês (e cantar junto, se possível)
  • Ouvir rádio local (mesmo que você não entenda muito no início)
  • Baixar aplicativos de conversação com nativos e praticar
  • Assistir programas de TV em inglês (tem várias opções gratuitas no Youtube)
  • Assistir filmes e séries no idioma original(dublagem nem pensar)
  • - Para iniciantes, é legal começar com uma série/filme que você já assistiu antes
  • Trocar o idioma do seu celular e dos aplicativos que você usa no dia a dia, como Instagram, WhatsApp, TikTok
  • Conversar sozinho! (até na frente do espelho funciona)
  • Se possível, fazer um curso, como o disponível pela Aplitech Foundation
  • Fazer plaquinhas com papel adesivo nos móveis e lugares da sua casa (exemplo: bed, door, window…)
  • Ouvir podcasts em inglês

Aprender um idioma novo não é uma tarefa fácil, principalmente com a falta de tempo que hoje assola a vida da maioria dos jovens. No entanto, é essencial aprender inglês para que maiores oportunidades surjam. Aprender inglês não tem que ser chato. Espero que essas dicas te ajudem na sua jornada!

Colunista da Aplitech Foundation

Lais Barreto — Sou graduanda em Direito e professora de Inglês. Sou apaixonada pela escrita e pela leitura e por tudo que envolve educação, Inglês, Direito, livros e viagens.

Originally published at https://www.aplitechfoundation.org on February 1, 2021.

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store