O ensino remoto e suas consequências

Aplitech Foundation - CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO TAMBEM GRATUITO. www.aplitechfoundation.org

Não é nenhuma novidade que a pandemia trouxera mudanças significativas para sociedade, assim como para a educação. Atualmente professores e alunos buscam uma maneira de adaptarem-se a essa nova modalidade de ensino. Como consequência de uma pandemia apareceram também as dificuldades tanto para os professores como para os alunos. No caso dos educadores que tiveram que reinventar a si mesmos para entregar um trabalho adequado, devido às condições, e fazer com o que os alunos absorvessem o máximo de conteúdo possível. Já no caso dos alunos há incontáveis dificuldades não só relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas como também a ausência de recursos necessários para o acompanhamento das aulas. Se parássemos para analisar, a educação do Brasil não estava preparada para tamanho desafio. Professores e nem o setor educacional foi preparado para essa situação na qual estamos enfrentando atualmente.

A nova realidade impactou profundamente a educação e dessa maneira os educadores precisaram não só ressignificar a sua maneira de lecionar assim como tiverem que se preparar e aprender novas técnicas que seriam essenciais para execução de suas atividades durante essa crise. As consequências também ressoaram nos alunos e nas suas famílias e foi nesse momento que ficou ainda mais evidente a desigualdade social presente no nosso país, já que muitos alunos não puderam acompanhar as aulas online por falta de ferramentas ou de recursos financeiros. E é nessas condições que algumas crianças, adolescentes e jovens estão enfrentando essa pandemia do Covid-19, alguns tiveram o privilegio de dar continuidade aos seus estudos, e para outros só restaram esperar esse momento de calamidade chegar ao seu fim.

Porém com o decorrer do ano algumas escolas trouxeram melhorias dentro dessa nova realidade e quem sabe possamos recorrer às lições tiradas desse período para um futuro promissor na educação, há quem diga que a educação nunca mais será a mesma, pois alunos e educadores, juntamente com o setor educacional, descobriram a era tecnológica e dele poderá se aproveitar muito. Não que as aulas remotas possam um dia tornarem-se tão eficazes quanto as aulas presencias, mas há recursos e ferramentas que servirão como suporte para o meio. Mas levando as circunstâncias atuais como parâmetro para o futuro, será se após a essa crise teremos algum fator positivo que poderemos usar na atividade de ensino? O que há de positivo no ensino remoto? Quais lições tiramos dessa nova realidade?

Tratando-se de uma visão meramente particular acredito que a educação irá se beneficiar bastante do que foi visto até o presente momento da pandemia, serão usados e incentivados a utilização de recursos digitais, no qual irão passar do lugar de vilões do ensino para um suporte necessário e vital dos tempos atuais. Acredito que os professores poderão ter sua vida facilitada principalmente após o retorno das aulas presencias, porém podemos perceber que, embora existam incalculáveis consequências positivas do ensino remoto, deu para perceber que o ensino presencial é insubstituível para o jovem aluno e que o setor educacional, juntamente com a família, é um suporte inevitável e essencial para o êxito desses discentes.

Colunista da Aplitech Foundation

Graduada em Letras, me chamo Iara Saba e acredito na democratização da Educação, assim como acredito no poder da transformação da sociedade através da escrita e da leitura.

Originally published at https://www.aplitechfoundation.org on April 4, 2021.

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org