Toda empresa tem o “menino de TI” que resolve os problemas com a impressora ou com alguns bugs nos sistemas. Essa era a visão até poucos anos atrás que muitas empresas possuíam sobre a área de tecnologia da informação. Agora o “menino de TI” é responsável por gerenciar os dados que estão na nuvem, desenvolver soluções continuamente e desenvolver sistemas cada vez mais inteligentes, capazes de fornecer informações estratégicas para as organizações. Você pode ter aptidão para ferramentas tecnológicas ou não, uma coisa é fato, todos os profissionais que querem estar bem posicionados no futuro, precisarão conhecer, ainda que em níveis básicos, linguagens de programação.

CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO TAMBEM GRATUITO. www.aplitechfoundation.org

Segundo o relatório anual do Fórum Econômico Mundial, até 2030, cerca de 80% das profissões existentes deixarão de existir, pois, serão substituídas por novas profissões. A tecnologia sempre avançou a passos largos, porém, nas últimas décadas vivemos o maior salto tecnológico já visto pela humanidade, não há precedentes. É isto mesmo, em dez anos a sua profissão poderá deixar de existir e se você não estiver atento às mudanças, certamente será carta fora do baralho. Hoje, na maioria das empresas o mínimo que se espera de um profissional é que ele saiba lidar com planilhas e saiba manusear uma impressora. Em poucos anos, será cada vez mais comum um profissional de nível intermediário ter que lidar com dados fornecidos por sistemas de Big Data, acessar informações na nuvem, enviar documentos através de plataformas de blockchain e ter familiaridade com a inteligência artificial que substituirá muitos cargos e atividades.

“Todo mundo deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar” — Steve Jobs. Essa frase nunca fez tanto sentido como atualmente. Talvez você não perceba, mas, a sua vida é regida por um grande volume de algoritmos que, futuramente, saberão mais de você do que você mesmo. Entender toda essa nova dinâmica e essa nova realidade abrirão um leque de oportunidades para sua vida pessoal e profissional. Desde o apertar de um botão de um controle até o uso de um software de edição, diariamente estamos lidando com programações. Dessa forma, precisamos romper com mitos em nossas mentes que dizem que programação é apenas para alguns nerds ou pessoas de QI elevado.

A premissa básica da programação é a resolução de problemas. Quem aprende a programar, automaticamente desenvolve uma maior capacidade de resolver problemas, uma das habilidades mais desejadas pelas empresas, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2019. É evidente que nem todos irão desenvolver um novo Facebook, porém, com linguagens simples, podemos solucionar pequenos problemas do nosso cotidiano, sejam eles pessoais ou profissionais. Certamente você será um profissional muito mais valorizado no mercado.

Outro benefício é o desenvolvimento de um pensamento estruturado e criativo. Ao receber um problema, um programador irá buscar a resolução por etapas viáveis, ou seja, o problema primeiro é dividido para então buscar uma solução mais adequada. Ao buscar a resolução dessa forma, nosso cérebro começa a encontrar caminhos mais criativos, seja para problemas simples ou extremamente complexos. Essa mudança contribui para enxergarmos os problemas com uma ótica totalmente diferente, você começa a ver problemas à luz de soluções.

CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO TAMBEM GRATUITO. www.aplitechfoundation.org

Portanto, busque se aprimorar o quanto antes. Ainda que não tenha aptidão com tecnologias, nunca é tarde para começar algo novo. Você pode não criar um software que vai solucionar todos os problemas do mundo, porém, poderá criar algo que irá lhe ajudar em suas tarefas cotidianas e ainda impulsionar sua carreira.

Colunista da Aplitech Foundation

Evandro Augusto. Public Relations, Master Business Adminstration/FGV. Events Organiser

Originally published at https://www.aplitechfoundation.org on February 9, 2021.

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org

Uma fundação que tem como objetivo, oferecer cursos de programação, e-sports, informatica e idiomas, tudo de graça com certificado. www.aplitechfoundation.org